sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dor e acupuntura

A dor representa um grave problema de saúde pública, dando origem a repercussões socioeconômicas comparáveis às das doenças cardiovasculares e oncológicas.
A alta morbidade causada pela dor explica traduz-se num sério problema de saúde pública.
O uso da acupuntura como um método de alívio da dor é baseado num grande número de ensaios clínicos e hoje em dia não há dúvida de que a acupuntura tem um efeito potente e confirmado no tratamento da dor.
No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente pelo seu efeito de alívio da dor. Por tais motivos hoje em dia trabalha-se na pesquisa e no estudo dos mecanismos analgésicos da acupuntura. O foco de atenção tem sido o papel dos opióides endógenos neste mecanismo.
A aceitação do efeito da acupuntura no alívio da dor foi viabilizada através da descoberta dos opióides endógenos. Essa descoberta trouxe uma explicação lógica em termos ocidentais para o efeito sobre a sensibilidade à dor. Além de aliviar a dor, a acupuntura é muito usada na medicina tradicional chinesa para tratar diversas doenças.
Sendo assim, a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, mas provoca também múltiplas respostas biológicas. Estudos em animais e humanos mostram que o estímulo por acupuntura pode activar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistémicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo, sendo também a estimulação da função imunológica alguns dos efeitos já comprovados.
A eficácia dessa técnica levou, em 1979, especialistas de 12 países presentes no Seminário Inter-Regional da Organização Mundial da Saúde a publicarem uma lista provisória de enfermidades que podem ser tratadas pela acupuntura e que inclui, dentre outras, sinusite, rinite, amidalite, bronquite e conjuntivite agudas, faringite, gastrite, duodenite ulcerativa e colites agudas e crónicas e outras, num total de 43 enfermidades.
Essa resolução demonstra claramente que a terapia acupuntural e da moxa originada da China é bem conhecida e creditada em todo o mundo.
Esta terapia apresenta bons resultados diante de muitas enfermidades e possui vantagens acentuadas sobre outras, por exemplo, os instrumentos utilizados são simples e de fácil domínio, económicos, seguros e não há efeitos colaterais. Por estas razões a Acupuntura e a Moxa desempenham um papel cada vez mais importante e são muito procuradas pelo povo chinês e também têm obtido respeito, confiança e consideração nos diversos países.
Recentes pesquisas neurofisiológicas sobre o mecanismo de ação da analgesia por acupuntura contribuíram para o entendimento do modo de acção geral da acupuntura. Isto fez com que as milenares teorias filosóficas chinesas do Yin e do Yang, dos cinco elementos, dos Zang Fu e dos Jing Luo passassem a ter um fundamento científico. Por ser um tratamento de baixo custo económico e praticamente isento de efeitos colaterais, poderá vir a ser um recurso de primeira linha no tratamento da dor. A pesquisa em acupuntura é importante não apenas para elucidar os fenómenos associados ao seu mecanismo de acção, mas também pelo potencial para explorar novos caminhos na fisiologia humana ainda não examinados de maneira sistemática.