sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pontos de Dor

Pontos de dor é um nome genérico dado aos locais na superfície da pele do corpo que se tornam espontaneamente sensíveis, quando ocorre doença ou lesão, mas que não estão situados nos Pontos de Acupuntura do Canal de Energia e nem são pontos Extras e as localizações não são fixas.

LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ACUPUNTURA

Para localizar Ponto de Acupuntura é necessário sensibilidade, de modo que de acordo com as referências citadas no Receitas dos Mil Ducados, os Pontos de Acupuntura estão situados nas depressões ósseas nos músculos ou nas articulações. São frequentemente sensíveis a pressão digital, principalmente se houver uma doença ou um sintoma com o qual o Ponto de Acupuntura esteja associado.
Os músculos e as estruturas ósseas proporcionam marcos divisórios úteis para a mensuração a grosso modo, porem, quando não existem estas estruturas, a localização torna-se difícil, por isso os antigos arquitectaram um sistema chamado “medida óssea” por meio da qual a extensão de determinadas referências ósseas condicionavam um padrão de medida relativo às proporções do corpo do paciente. Este padrão de medida assim obtido é definido em termos de unidade ou tsun. Quando um dedo é usado com referência para medir estas distancias é chamado uma unidade ou tsun de dedo.