quinta-feira, 26 de maio de 2011

Acupuntura tradicional chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é utilizada à mais de 3000 anos, tendo-se desenvolvido de modo significativo ao longo do tempo. A acupuntura é aplicada com diversas funções.
A acupuntura controla o fluxo de Qi através dos canais de energia e dos órgãos, removendo bloqueios, fortalecendo o Wei Qi (Qi Defensivo). Para se trabalhar com acupuntura, torna-se necessário conhecer e compreender muito bem o significado do Qi, dos canais de energia, dos órgãos e vísceras, assim como entender como os bloqueios agem no corpo e como a medicina tradicional chinesa define a doença.

Dados históricos na medicina chinesa

Nos achados arqueológicos da última Dinastia Shang (1.000 a.C) encontram-se agulhas de acupuntura e ossos, nos quais estão gravadas discussões sobre patologia médica.
Na Dinastia Han (206 a.C. a 220 a.C.), as bases teóricas e práticas da medicina chinesa estavam definidas, destacando-se os conceitos de Yin e Yang, dos cinco movimentos, teoria dos canais de energia, vários métodos de inserção de agulha, farmacopéia e abordagem relativamente sofisticada de terapia.
O mais importante destes é o Tratado de Medicina do Imperador Amarelo que é escrito em forma de diálogo entre o soberano Imperador Amarelo, e seu Ministro, Qi Bha sobre assuntos de Medicina. As duas partes que compõem o livro são diferentes no seu conteúdo. A primeira, Su Wen (Questões Simples) discute sobre os aspectos teóricos gerais, enquanto a segunda, Ling Shu versa mais sobre a Acupuntura. Estes são os livros mais antigos existentes sobre a medicina chinesa e são frequentemente citados.
Nesse período, foram escritos muitos livros sobre a medicina, sendo que, a Discussão das Doenças pelo Frio, é o texto clínico mais importante desta época e a sua principal abordagem são as receitas de ervas medicinais, ainda que fortemente influenciado pela teoria dos canais de energia.


Conheça a teoria da acupuntura.
Saiba como é o tratamento com acupuntura.
Conheça as doenças que podem ser tratadas pela acupuntura.