sexta-feira, 27 de maio de 2011

A essência na acupuntura

Jing é usualmente traduzido como "Essência". O caractere chinês dá uma ideia de alguma coisa derivada de um processo de refinamento ou destilação, isto é, uma Essência (Jing) destilada, refinada, extraída de alguma base mais dura. Este processo de extracção de uma Essência (Jing) refinada a partir de uma substância mais dura e volumosa implica que a Essência (Jing) é uma substância muito preciosa para ser cuidada e guardada.
O aspecto Yang de Jing corresponde, aproximadamente, ao aspecto Yang dos Rins (Shen) ou a Yuan Qi que é o responsável pelas funções Yang de aquecimento, activação, transfonnação e movimentação, tal como ocorre nas transformações envolvidas na formação de Qi, Xue e Jin Ye, e aquelas envolvidas no crescimento, desenvolvimento e reprodução. O Yuan Qi (Qi Fonte) é um termo, às vezes, usado como sinonimo de aspecto Yang de Shen Jing (Essência dos Rins), Shen Yang Qi (Yang dos Rins).
A fracção Yin do Jing fornece a base material para as actividades dinâmicas do Yang, enquanto a fracção do Yin fornece substrato para a formação dos materiais associados com o Jing que são a medula, Xue, etc., mostrando que os aspectos Yin e Yang são complementares e inseparáveis.
O Jing pré-natal é derivado do Jing dos pais, enquanto o Jing pós-natal é formado da fracção purificada da transfonnação de produtos dos alimentos e das bebidas.