sábado, 28 de maio de 2011

Acupuntura - Correspondência dos 5 elementos

O sistema de correspondências é uma parte importante da Teoria dos Cinco Elementos. Este sistema é típico do pensamento chinês antigo, conectando muitos fenómenos diferentes e qualidades dentro do microcosmo e o macrocosmo sob a protecção de um determinado Elemento. Os antigos filósofos chineses encontraram uma relação entre fenómenos aparentemente não conectados como um tipo de "ressonância" entre os mesmos. Vários tipos de fenómenos estariam unificados por uma qualidade comum.
Um dos aspectos mais típicos da Medicina Chinesa é a ressonância comum entre os fenómenos da Natureza e do organismo. Algumas destas correspondências são amplamente verificadas e experimentadas o tempo todo na prática clínica. Há um grupo de correspondências para cada um dos Cinco Elementos.
Estes grupos de correspondências, especialmente aqueles pertinentes ao corpo humano, mostram como os órgãos e seus fenómenos relacionados formam um todo integrado e indivisível. Assim, a Madeira corresponde ao Fígado (Gan), olhos, tendões e fúria.